Artigos por Data

    Autor: Darcy Teixeira Junior e Eduardo Miguel Serafini Fernandes / Publicado por: TozziniFreire Advogados / Data: Janeiro de 2017.   O agronegócio brasileiro tem carregado o Brasil nas costas nos últimos anos. Foi responsável por 37% dos empregos e aproximadamente 39% das exportações. É o maior produtor de café, açúcar e laranja do mundo. Também o maior exportador de carne bovina e aves, e segundo maior produtor mundial de soja. Tudo isso usando não mais do que 8% do território nacional, sendo capaz de fazer a sua produção crescer mais de 176% (em 20 anos) com aumento da…
    Autor: Carlos Tavares de Oliveira / Publicado por: Revista Portos e Navios / Data: Junho de 2014.   - Revendo os prefácios dos meus seis livros publicados sobre os portos, nestes últimos vinte anos - e sempre subscritos por personalidades capacitadas –, verifiquei que as críticas e observações sobre as falhas do sistema são semelhantes, pouco mudaram. Entre esses ilustres colaboradores, que valorizaram os livros com suas opiniões, destacam-se quatro ministros de Estado (Marcilio, Lafer, Ricupero e Brito). Dois outros…
    Autor: Carlos Tavares de Oliveira / Publicado por: Revista Portos e Navios / Data: Maio de 2014.   - Hub portO termo acima, muito usado na comunidade portuária/navegação, significa “porto central”, o que – aproveitando a boa situação geográfica e o alto calado – recebe os grandes navios, redistribuindo a carga (contêineres e granéis) para outros portos. O melhor exemplo, na Ásia, é o porto de Singapura, que, embora localizado em pequeno país, tornou-se um dos principais complexos mundiais.…
    Autor: Charles Tang / Publicado por: CCIBC / Data: terça-feira, 13 de janeiro, 2014.   - Em passado recente, na fase do “milagre econômico brasileiro”, o Brasil cresceu mais do que a China. Todavia, com a adoção dos planos econômicos milagreiros, a prioridade nacional passou a ser a de manter a estabilidade monetária a qualquer preço, mesmo a custo de nossa pobreza sustentada. Sempre que a economia brasileira vontava a crescer havia correria para aumentar a taxa de juros,…
    Autor: Márcio Abdenur  / Publicado por: CCIBC / Data: Março de 2014.   - No início dos anos 90, as relações Brasil-China, em quase todos os setores eram tão promissoras que foram definidas conceitualmente como uma Parceria Estratégica. Daquela época até os dias correntes a validade deste conceito muito oscilou e pode ter sido até mesmo considerada inapropriada em alguns anos. E muito porque a China passou por um forte e extenso desenvolvimento enquanto que o Brasil estagnou em…
    Autor: Carlos Tavares de Oliveira / Publicado por: Revista Portos e Navios / Data: Abril de 2014.   -Perdoe-me o leitor por insistir em publicar dados e informações sobre a China. Mas, como ela situa-se agora como nosso principal parceiro econômico comercial/financeiro, – e essas informações raramente saem na mídia – torna-se importante a respectiva divulgação, em particular para conhecimento de empresários e universitários. Aliás, como estímulo, são inúmeras as mensagens recebidas, inclusive de dirigentes de entidades empresariais, aplaudindo…
    Autor: Roberto Teixeira da Costa / Publicado por: --. / Data: 07 de Abril de 2014   - Recentemente atualizado, incluindo dados de 2013, o estudo do Inter American Dialogue China—Latin America Finance Database é a única fonte de Banco de dados on-line com informações chinesas financeiras atualizadas para América Latina e o Caribe. O banco de dados interativo inclui acima de $100 bilhões em compromissos de empréstimo para América Latina e países caribenhos, pesquisável por país, emprestador/credor, por…
    Autor: Carlos Tavares de Oliveira / Publicado por: Revista Portos e Navios / Data: Março de 2014.   -Portos e navegação,  novos rumos A constante evolução do transporte comercial marítimo envolve, evidentemente, alterações e melhorias nos portos e na navegação. Nem a redução do crescimento do comércio mundial – decorrente do desastre financeiro americano de 2008/9 – foi capaz de impedir algumas criações nesses importantes setores para o desenvolvimento da economia. Mesmo para o assíduo pesquisador / analista dedicado…
    Autor: Roberto Teixeira da Costa / Publicado por: Jornal Folha de São Paulo. / Data: 04 de Fevereiro de 2014     - O World Economic Forum acaba de realizar mais uma de suas concorridas assembleias que se realizam anualmente em Davos na Suíça. Participei de 3 ou 4 dessas reuniões antes de ser jubilado (pela idade e pelo custo!), mas acompanho com interesse as discussões, particularmente quando estamos representados, como foi o caso desse último encontro quando…
    Autor: Carlos Tavares de Oliveira / Publicado por: Revista Portos e Navios / Data:  03 de Fevereiro de 2014.      - De fato, comemoram-se em 2014 os 40 anos do estabelecimento, em 1974, das relações do Brasil com a República Popular da China, criada em 1949. Mas, na realidade, o intercâmbio com a nação chinesa começou muito antes, a exatos 205 anos, com a carta de 6 de março de 1809, do ouvidor de Macau – antiga concessão…
    Autor: Roberto Teixeira da Costa  / Publicado por: Jornal Folha de São Paulo. / Data: 29 de Janeiro de 2014     - A situação argentina vem requerendo que os dois maiores protagonistas do Mercosul busquem equacionar suas diferenças A presidente da Argentina pretende facilitar a importação de tomates do Brasil. Produtores locais, naturalmente, contestaram a iniciativa de Cristina Kirchner. Mas ela não pode ser vista isoladamente. O governo argentino promove uma intervenção forte na comercialização de produtos…
Pagina 1 de 2